AeLL - Arquitetos Associados









Notícias
2021-09-22   Arquiteta Juliana Biasi e seus Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC Entregam Projetos de Paisagismo à Cidade de Arroio Trinta-SC. Voltar
Arquiteta Juliana Biasi e seus Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC Entregam Projetos de Paisagismo à Cidade de Arroio Trinta-SC. Acadêmicos da 8ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira desenvolveram projeto de paisagismo visando à revitalização da praça da paróquia Nossa Senhora dos Campos do município de Arroio Trinta. Orientados pela professora e coordenadora do projeto Juliana Biasi, que atua na cidade de Curitiba , eles desenvolveram seis projetos, e os quatro melhores foram apresentados para a comunidade.
Essa atividade faz parte do componente curricular Paisagismo. Os estudantes, divididos em grupos, trabalharam na apuração das informações junto às lideranças municipais e da paróquia, com o auxilio dos professores Marta Buss e Jeferson Suckow.

De acordo com o professor Jeferson Suckow coordenador do curso, foram cerca de quatro meses de atividades entre reuniões com representantes da associação paroquial, levantamento de dados, elaboração e desenvolvimento do projeto, apresentação e escolha pela comunidade.

— Eles se dividiram em seis grupos de quatro estudantes e todos os trabalhos foram de excelente qualidade — reforçou Jeferson.

Ele explica que cada proposta, procurou fazer um resgate da função histórica da praça junto à comunidade, além de explorar o potencial de utilização do local e apropriar as instalações existentes na área promovendo o processo de reutilização e modernização.

— O resgate histórico e arquitetônico da Praça Nossa Senhora dos Campos é de extrema importância para valorização de uma área específica de grande relevância para volução da cidade, além de preservar a qualidade do ambiente construído para seus usuários—,Ressalta Juliana Biasi.

O trabalho dos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Videira para elaborar o projeto, teve início no mês de agosto, com reuniões juntos aos moradores e líderes da Associação Paroquial, coleta de dados técnicos como projetos arquitetônico, topográfico, medições, graficação de dados, entre outros, culminando com a entrega à comunidade no início de dezembro dos quatro melhores projetos, ocasião em que ficou acertado que realizariam nova reunião entre os membros da comunidade, para definir qual projeto será o escolhido.

— Claro que a implantação agora, depende da comunidade paroquial e do próprio poder público. A execução de um projeto de paisagismo, embora não aparente, tem um custo elevado, e os projetos apresentados não fugiram disto. Assim, a implantação não acontecerá de imediato. Contudo, os projetos propostos foram pensados para que pudessem ser implantados por etapas, reduzindo os custos iniciais para a comunidade, ressalta o professor.

As praças apresentam-se como marco simbólico de muitas cidades e de seu tecido urbano, assumindo relevante importância como espaço de lazer, convivência e integração, principalmente em cidades de pequeno porte como é caso de Arroio Trinta. Os alunos de Arquitetura e Urbanismo percebendo essa realidade, abraçaram a ideia e dedicaram-se muito, superando expectativas sendo o resultado final de alta qualidade.

Jeferson também destacou a experiência profissional da professora Juliana Biasi na área de paisagismo, que com o seu conhecimento colaborou muito para o alto nível dos projetos.

— Posso dizer que com esta experiência, estes alunos estão preparados para realizar qualquer projeto paisagístico. Acredito ainda, que este resultado é decorrente do bom nível de nosso curso, em que os professores sempre buscaram o melhor desempenho possível dos acadêmicos. instigando-os e exigindo sempre o máximo deles— finalizou Suckow.

Jeferson conta que a ideia de trabalhar os projetos surgiu de uma conversa entre a professora Marta Verônica Buss e Laudemir Favarin (assessor técnico do deputado Natalino Lazzari e um dos membros da entidade paroquial de Arroio Trinta). Ele relatava que a praça está centralizada, no entanto, desatualizada merecendo restauração e uma revitalização completa. A partir dessa constatação, surgiu a ideia de elaborar o projeto de extensão, oferecendo à comunidade projetos de revitalização da praça.
Arquiteta Juliana Biasi e seus Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC Entregam Projetos de Paisagismo à Cidade de Arroio Trinta-SC. Arquiteta Juliana Biasi e seus Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNOESC Entregam Projetos de Paisagismo à Cidade de Arroio Trinta-SC.
Fonte: Unoesc
http://www.unoesc.edu.br/noticias/single/arquitetura-e-urbanismo-apresenta-projeto-de-revitalizacaeo-da-praca-paroqu
 
Aell Arquitetura e Urbanismo em Curitiba

Home
Quem Somos
Portfólio
Notícias
Onde Estamos
Webmail aellarquitetura Admin notícias de arquitetura
Arquitetos
Elisa Mielke
Juliana Biasi
Lucas Miguez
Facebook Aell Arquitetura
Rua Pe. Oswaldo Gomes, 646
Guabirotuba
Curitiba-PR
41 3029-5767
41 8413-9761
2016 AeLL Arquitetos Associados Desenvolvimento de web em Curitiba